30 Rock S1

 

Jack: Lemon, I need your help.
Liz: Really, Jack Donaghy needs my…
Jack: Don’t gloat, it makes you seem man-ish.

Depois do cancelamento precoce de uma das minhas estreias favoritas da época 2006-2007, foi com alguma relutância que a primeira temporada de 30 Rock chegou finalmente a este computador. Não sendo fã de programas ao estilo Saturday Night Live, e tendo já a dose semanal dos bastidores de programas de televisão com o saudoso Studio 60 on the Sunset Strip, nada mais natural do que deixar para trás esta comédia escrita, produzida e protagonizada pela humorista Tina Fey. Felizmente os longos dias de Verão permitiram investigar o fundo do baú e encontrar esta divertida série.

Liz Lemon (Tina Fey) é uma mulher como muitas outras, que procura conciliar sem grande sucesso a vida social e o trabalho como produtora e escritora chefe de um programa de comédia da NBC, The Girly Show. Mas a vida de Liz vai mudar no dia em que Jack Donaghy (Alec Baldwin) é escolhido como o novo chefe do departamento de televisão e da divisão de fornos microondas. Com uma personalidade muito especial, Jack promete dar cabo da cabeça a Liz, começando logo por trazer para o programa uma nova estrela, o clinicamente louco Tracy Jordan (Tracy  Morgan), para roubar o protagonismo à antiga estrela, a louríssima Jenna Maroney (Jane Krakowsky). Actores doidos, escritores preguiçosos, secretárias meio despidas e confusões inacreditáveis são o prato do dia nesta comédia de bastidores, que não tem medo de brincar com os estereótipos e a cultura popular.

Embora os primeiros episódios não impressionem e a premissa da série não seja totalmente inovadora, a verdade é que 30 Rock vinga onde tantas outras falham e melhora constantemente com o passar dos episódios, à medida que conhecemos melhor as personagens e as suas particularidades. Se o constante vaivém de actores recorrentes (como Rachel Dracht, nas suas variadas encarnações) e convidados especiais como Conan O’Brian mantém a série fresca, e a estreia de Jack McBrayer como Kenneth, o moço de recados, seja auspiciosa, é sem dúvida a brilhante interpretação de Alec Baldwin que catapulta esta série para um novo patamar. Jack Donaghy rouba todas as cenas em que aparece, e a sua relação com Liz Lemon (de chefe e inimigo a mentor, de mentor a amigo, de amigo a…?!) é razão mais do que suficiente para continuar a seguir as desventuras de Lemon e companhia. Para todos aqueles que, como Kenneth, adoram o mundo da televisão, fica aqui a sugestão.

Anúncios

7 thoughts on “30 Rock S1

  1. “30 Rock” é uma “comédia fresca” e engraçada principalmente para ver de enfiada. É leve e bem escrita. Mas não merece, na minha opinião, todo o hype à volta dela.
    Quem quiser apostar em ver uma comédia veja antes “The Office” ou “It’s Always Sunny in Philadelphia”. De qualquer forma se já tiver visto estas 2 e quiser passar bem o tempo tem em “30 Rock” uma boa oportunidade para o fazer.

  2. @ Francisco – daqui a uns 2 dias já vais ver o que acho de Grey’s Anatomy. 😉

    @DNL – exactamente. Também não percebo todo o hype à volta dela, mas opiniões são opiniões. The Office ainda não vi, um dia destes tenho de experimentar. Tenho grande curiosidade em ver It’s Always Sunny in Philadelphia, mas ainda não tratei de arranjar os episódios. É o meu próximo projecto. 🙂

  3. Bem, tudo o que eu não chamaria a 30 Rock é uma “comédia fresca”. Isto se o “fresca” for igual a “levezinha”. É subtil mas irrascível a sua crítica a varios aspectos da política e sociedade tipicamente americanas e tem, realmente, performances muito acima da média (o saloio Kenneth então é uma das grandes personagens de humor que andam por aí). Não desistas da série, a 2º temporada é mais desiquilibrada mas tem episódios de elevadíssimo nível de hilariancia!

  4. Ok… Sou um pouco suspeito. Não gosto do humor de The Office. Em nenhuma das versões. E quanto a 30 Rock… Gosto. Sinceramente, gosto muito. Tal como o DNL disse acima, eu vi 30 Rock de enfiada mas não me cansei e quando vi tudo o que havia dei por mim a procurar mais…
    A Tina Fey contribui na minha opinião para o sucesso da formula. Bem, todos eles. Acho que aquilo está verdadeiramente bom…

  5. Off topic

    gonca26, ando a ficar intrigado com esse projecto. Por acaso não terá nada a ver com séries de tv, não? É que se for tiver que ver com o assunto talvez possa ajudar 😛 😛

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s