North and South

northandsouth.jpg

“I believe I have seen hell and it’s white, it’s snow-white.”

Na Inglaterra vitoriana, o sul campestre e aristocrático vai entrar em confronto com o norte industrial quando os Hales se vêm obrigados a mudar para a dura, fria e escura Milton. Daniela Denby-Ashe é Margaret Hale, uma jovem da classe alta que procura, com alguma relutância, deixar o idílico e pastoral mundo de Helstone e adaptar-se à nova vida numa cidade industrial do norte. Estranha aos costumes, regras e dramas sociais próprios de uma nova realidade, Margaret tem alguma dificuldade em compreender este mundo e aceitar os seus habitantes, especialmente os severos industriais, que governam as fábricas locais com mão de ferro. Mas o que começa como um mútuo desdém entre estas duas Inglaterras, norte e sul, vai transformar-se numa clássica história de amor entre Margaret e John Thornton (Richard Armitage), que irá superar todos os obstáculos e preconceitos.

Conhecendo uma obra original, é difícil apreciar verdadeiramente adaptações à mesma. Raras são as histórias que permanecem fiéis à obra escrita, que conseguem alcançar a sua beleza, que transmitem verdadeiramente as suas emoções. Felizmente a BBC é sinónimo de qualidade, e mais uma vez consegue criar uma bela série de época com este “North and South.

Se, ao bom estilo da sua contemporânea Jane Austen, Elizabeth Gaskell conseguiu com Margaret e Thornton criar dois ícones da literatura inglesa, é através da adaptação da BBC que as personagens ganham uma nova vida, provando que os dois meios de difusão não são mutuamente exclusivos mas que podem mesmo acabar por se completar. Muito embora a Margaret da série seja mais forte, mais determinada, menos preconceituosa, e a actuação de Armitage tenha marcado para sempre Thortnon, a história original permite compreender melhor a motivação de algumas personagens, esclarecendo as razões das escolhas de Richard Hale (Tim Pigott-Smith) e a paixão de Thornton, desenvolvendo mais profundamente o contexto histórico em que se insere.

Pelos olhos de Margaret do livro descobrimos a paisagem industrial de inícios do século XIX, uma época de mudanças e de desigualdades, de lutas sociais e laborais entre mestres e sindicatos – ficamos a conhecer a exasperante Fannie (Jo Joyner), o determinado Higgins (Brendan Coyle), a pobre Bessy (Anna Maxwell Martin), a impressionante Hannah Thorton (Sinéad Cusack); mas é através da série, com a sua magnífica fotografia, cores, cenários e banda sonora, que Milton se reimagina, que uma simples fábrica de algodão se transforma num encantador globo de neve.

Muito mais do que uma simples história de amor, North and South é uma adaptação imperdível da BBC, recheada de momentos arrebatadores, capazes de derreter até os corações mais cínicos. Em suma: mais uma grande sugestão das meninas das luzes.

Advertisements

10 thoughts on “North and South

  1. eu também adoro as séries da BBC, é realmente uma pena que não as possamos encontrar em DVD no Brasil. Vou aproveitar esse inicio de ano, e a greve dos roteiristas para rever algumas das minhas favoritas. bjs,

  2. Oi também adoro as séries da BBC.Será que alguém sabe onde posso baixar North and South.Só estou conseguindo os episódios via torrent(demora uma eternidade para baixar)Bjs

  3. Só para informar que está a passar na BBC Entertainment este mês. 😉
    E eu a rever tudo novamente! Adorei a série. A sério.
    Torci o nariz à actriz que faz de Margaret. Nunca gostei muito dela em My Family… mas, aqui e a química com o Mr. Thornton… brutal.

    Adorei.

  4. Para mim uma das melhores mini series da BBC! Realmente apaixonante do começo ao fim! Chamo atenção também para a trilha sonora de grande qualidade, as musicas são lindas. Richard Armitage realmente marcou para sempre Mr. Thornton ao ponto de para mim ter deixado para trás nosso querido Mr.Darcy!!
    Ainda estou a procura do livro em português.

    • CONCORDO, SUELI:
      “Richard Armitage realmente marcou para sempre Mr. Thornton ao ponto de para mim ter deixado para trás nosso querido Mr.Darcy!!

      Eu amooooooooooooooo North & South!!! Que linda obra literária!!!

      Antes eu era fã do Srº Darcy, de Orgulho e Preconceito, mas, mesmo sendo fã, o achava MEIO DISTANTE….

      Já o personagem do Thornton o acho MAIS REAL… Ele tem DEFEITOS e VIRTUDES, não é “PERFEITINHO’ como a imagem do Darcy passa…

      E com relação À série da BBC, a atuação do Richard Armitage COROU isto: ele fez um Srº Thornton com MAESTRIA… Acho que será muito DIFÍCIL alguém “batê-lo”……….. foi INESQUECÍVEL…..

      Bem, resumo da ópera…………….. meu “sonho de consumo” é o Srº Thornton………rsrsrsrsrsrs (que padrão, hein?)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s