Six Feet Under S4

ep42_burningtrash.jpg

I want her back. I want things back the way they used to be.
We can’t go back. Everything is changed.

Antigas relações, novas experiências, os receios de sempre. Na penúltima temporada de Sete Palmos de Terra desvenda-se mais um capítulo na história da família Fisher.

Se a terceira temporada foi de mudança radical, a história está agora mais lenta, mais introspectiva: não temos nenhum corte abrupto com o passado, sendo obrigados a assistir ao desenrolar da vida das personagens ao mesmo tempo que elas o vivem.

As repercussões das histórias passadas fazem-se sentir ao longo da história, não dando espaço para respirar a nenhuma das personagens: Nate, Lisa e Brenda, David e Keith, Ruth e George, Rico e a sua família, Claire e o seu novo mundo. Todos têm de lidar com os problemas que surgem nas suas relações e que os vão mudar até ao final da temporada.

Embora de formas diferentes, o grande catalizador da história continua a ser o fantasma de Lisa. Há personagens que marcam temporadas e mesmo séries, mas esta personagem parece conseguir destacar-se e afectar a vida de todas as outras. Mesmo após a primeira metade da série, quando parece que a sua influência se começa a desvanecer, não desaparece nunca de cena, fazendo-se sentir quando menos se espera, até ao momento final, quando irá mudar irreparavelmente a vida de todos.

Lisa (Lily Taylor) continua a ser a responsável pelo desespero de Nate (Peter Krause), pela sua entrada em depressão e pelo longo caminho que terá ainda de percorrer para dele sair, com ou sem a ajuda de Brenda (Rachel Griffiths). É ela a responsável pela curta duração da felicidade de Ruth (Frances Conroy), que parece estar condenada desde o início, e que encontra consolo apenas nas amizades que solidifica. Salientam-se as grandes interpretações tanto de George (James Cronwell) como de Arthur (Rainn Wilson), que embora secundários à história, conseguem trazer alguns dos melhores momentos da temporada.

Para os restantes irmãos Fisher, a quarta temporada reservou experiências diferentes. A vida de Claire (Lauren Ambrose) na universidade caminha numa direcção inesperada com a chegada de Anita (Sprague Grayden) e Edie (Mena Suvari) e com a realização profissional tanto ambicionada. Já David (Michael C. Hall) é surpreendido em That’s My Dog com um incidente inesperado que vai deixar marcas difíceis de esquecer e poderão mais uma vez por em causa a sua relação com Keith (Matthew St. Patrick).

Numa temporada em que todas as relações parecem condenadas, o que mais surpreende é o final do casamento de Rico (Freddy Rodriguez) e Vanessa (Justina Machado). Admitir erros, defeitos, quebra de promessas é difícil, como também o é admitir que, por vezes, se chega o final. Talvez por isso as palavras finais de Rico e Vanessa consigam ser tão tocantes: depois da raiva tem que se admitir que é impossível voltar atrás e que tudo tem um final.

Quanto ao final desta série, a uns meros 12 episódios de distância, promete dar ainda muito que falar.

Advertisements

3 thoughts on “Six Feet Under S4

  1. Para mim, esta também é a melhor série alguma vez feita! Só podia sair da cabeça de alguem como o Alan Ball.

    Curiosamente, este foi a temporada que menos gostei; comecei a ver a série a partir da 3ª season (que adorei, confesso) e vi depois até ao final, incluindo alguns episódios das duas primeiras temporadas; talvez tenha sido esse tal ritmo mais lento dos acontecimentos que me fez desgotar a temporada, mas, mesmo assim, Six Feet Under é Six Feet Under e continua excelente.

    Gostei bastante da análise e concordo com o comentário anterior: o final é simplesmente… lindíssimo, redentor…

    Não é uma série que agrade a toda a gente, mas aconselho vivamente.
    Cumps 😉

  2. Pingback: Six Feet Under S5 « Tv-Files

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s