Rome S1

rome.jpg

“Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos… Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum…

Ah, não, espera. Esta é outra história.

As civilizações clássicas sempre foram um suplício para mim. Gregos e romanos, as suas batalhas e sucessões, colunas e frontões dão-me cabo da paciência. Daí a razão de não estar minimamente com vontade de pegar nesta hiper-recomendada série. Por esta razão ficou guardada na pasta durante quase um ano, e só por um mero acaso (ou melhor, falta de opção de outra série para começar) encontrou o portátil.

E bom, que grande surpresa que foi. Uma série excelente, recheada de acção, grandes actuações e excelentes reconstruções históricas. Mesmo sem conhecer grande parte do contexto histórico (ou, quem sabe, talvez por não conhecê-lo) dá para apreciar a série e, ao mesmo tempo, aprender um pouco mais da história de Roma.

A queda da República e emergência do Império Romano são-nos mostrados pelos olhos de dois soldados da legião romana, Lucius Vorenus (Kevin McKidd) e Titus Pullo (Ray Stevenson). Da vitória final de Júlio César (Ciaran Hinds) sobre os gauleses ao seu regresso a Roma, na tentativa de combater as vozes do descontentamento do Senado, sem esquecer a ida ao Egipto, ao encontro de Cleópatra, nada foi deixado ao acaso nesta série. E mesmo sabendo de antemão como irá decorrer o assassinato de César, não deixa de ser um dos pontos altos da temporada.

Mas nem só de personagens históricas como Júlio César, Octávio ou Marco António é feita esta série. Por entre os jogos políticos é-nos também dada a oportunidade de conhecer um pouco a vida dos cidadãos romanos na época, fossem estes da classe dominante (como a família Octávio, com a excelente interpretação de Polly Walker no papel de Atia of the Julii), como das classes mais baixas.

E no final destes 12 episódios que constituem a primeira temporada, apenas se fica com vontade de ver mais desta série. Ver as consequências do assassinato de César, qual o próximo passo da família Octávio e do Senado. E, já agora, o que vai suceder ao muito interessante Marco António (James Purefoy).

Razões menos fúteis à parte, a segunda temporada de Rome promete muito, e já vem a caminho.

Advertisements

5 thoughts on “Rome S1

  1. ate ag o melhor post neste blog hihihihihi, pq será?lloolllol realmente esta era a serie q ja ansiava ha mto tempo, ja ouvia falar dela desde o longiquo ano de 2003 qd ainda estava em pre produçao, e foi logo! vi a na tv na 2: pa ser mais correcto, e agarrou-me desde o primeiro episodio, desde o grande ben-hur q nao via nd tao grandioso e tao fascinante, principalmente as referencias historicas e as nuances do quotidiano romano!realmente e uma grande serie q ja andava a impor pa cima da syrin desde q a conheço!!! ja ando a ver a 2a serie q ja ta quase a acabar, continua grandiosa mas o julio cesar e smp o julio cesar apesar de gostar do octavio e ja estou a falar demais I´ll never tell!!!!

  2. Felizmente, e ao contrário de ti, eu conheço esta parte da história como a palma da minha mão. Sou licenciado em história (ainda que trabalhe noutra área completamente oposta) e a história de Roma é a mais interessante e fascinante de todas. Esta série que originalmente tinha perspectivado mais que duas temporadas, iria acompanhar toda a dinastia de Julio César, ainda que este nunca tenha sido imperador. O interessante é que a série não foge aos factos históricos que originam os eventos da queda e surgimento do maior Império alguma vez existente. Ao invés, Lucius e Titus, são a causa (ou a desculpa) para tudo o que acontece nas duas temporadas. Fiquei triste quando acabou, mas muito feliz, por alguma vez a ter visto!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s